Follow @Infos_Inter Informativo Inter: Experiente Goleiro Dida é Reforço Para Abel Braga !

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Experiente Goleiro Dida é Reforço Para Abel Braga !

   Nelson de Jesus Silva ou simplesmente Dida, 39 anos, 1,98 Metros e com um currículo exemplar dispensa comentários.
   Dida começou sua carreira nas divisões de base do ASA, de Arapiraca, tendo também passado pelo Cruzeiro/AL.
   Em 1992, Dida profissionalizou-se no Vitória, onde foi campeão baiano em 1992 e no ano seguinte ajudou o time baiano a fazer sua melhor campanha no Campeonato Brasileiro até hoje, chegando à final. Acabou sendo derrotado pelo Palmeiras.
   Dida seguiu carreira em clubes brasileiros como o Cruzeiro e Corinthians. Sua carreira na Europa se formou no clube suíço Lugano.
   Com a equipe de Belo Horizonte, Dida conquistou vaga nas Olimpíadas de 1996 e levou a equipe mineira a várias conquistas, dentre elas destacam-se grandes atuações na Copa do Brasil de 1996 contra o Palmeiras de Rivaldo e na Libertadores da América de 1997 onde Dida classificou o Cruzeiro nas semifinais contra o Colo-Colo em Santiago fechando o gol principalmente no jogo decisivo contra o Sporting Cristal.
   Isso chamou a atenção do AC Milan, mas foi rapidamente mandado para casa após um erro em uma partida da UEFA Champions League contra o Leeds.
   O Corinthians não poderia ter ficado mais feliz de receber o jogador de 1,95 de altura, no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Brasileiro de 1999, Dida defendeu dois pênaltis do jogador Raí, na mesma partida, praticamente confirmando a classificação do Corinthians para a final.
   Voltou ao Milan em 2001, mas retornou ao Corinthians novamente em 2002, conquistando mais dois títulos: A Copa do Brasil, destaque para outro pênalti defendido novamente contra o São Paulo na semifinal, e o Torneio Rio-São Paulo. Mais tarde, na reserva da Seleção Brasileira se tornaria pentacampeão mundial. Dida retornou ao Milan no mesmo ano e ganhou a posição de titular de vez, tendo sido importante na conquista da Liga dos Campeões em 2003 ao defender três pênaltis contra a Juventus, da Itália, na final.
   Dida foi eleito o segundo melhor goleiro do mundo pela IFFHS Federação Internacional de História e Estatística de Futebol em 2005 e o terceiro melhor em 2004.1 Em janeiro de 2012 foi considerado o terceiro melhor goleiro da América do Sul dos últimos 25 anos, ficando atrás de Taffarel e Chilavert.
   Em 1 de julho de 2011, após dez anos no clube, Dida oficializou sua saída do Milan.
   Em maio de 2012, juntou-se a equipe do Milan para jogar o Mundialito de Clubes de Futebol de Areia.
   No dia 24 de maio a Portuguesa anunciou um acordo com o atleta para atuar pelo clube até o fim da temporada de 2012. Estreou na vitória por 1 a 0 contra o São Paulo, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.
   No dia 19 de dezembro, o Grêmio anunciou oficialmente a sua contratação para ser o goleiro reserva.6 Por decisão do técnico Vanderlei Luxemburgo, no entanto, acabou sendo escolhido como titular para a disputa da Libertadores 2013.7
   Sua estreia no Grêmio foi no dia 23/01/2013, diante a LDU onde o Grêmio perdeu de 0 a 1.
   Destacou-se na partida contra o Corinthians pela Copa do Brasil. Dida defendeu três cobranças nas decisões por pênaltis, sendo a última, a do seu ex-companheiro de equipe no Milan, Alexandre Pato. A vitória colocou o time gaúcho nas semifinais da Copa do Brasil.
   No dia 12 de dezembro de 2013 foi anunciado que Dida não renovaria com o Grêmio. Apos especulações Dida acerta sua ida para o rival Internacional para ser o goleiro titular da equipe na temporada 2014, apos atuações contestadas do então goleiro titular Muriel.
   Participou de três Copas do Mundo: em 1998 foi o terceiro goleiro, em 2002 era o reserva e, em 2006, foi o goleiro titular da Seleção Brasileira.

@Infos_Inter

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário